Na indústria da construção, policarbonato é associado a telhas ou coberturas. E em uma busca rápida, você geralmente encontra dezenas de empresas de coberturas e materiais básicos que usam este componente apenas desta forma.
Mas o que poucos arquitetos e designers sabem é que a versatilidade e a transparência do material pode ser aproveitada em muitos outros aspectos do projeto, como vedações, janelas e revestimentos.
Toldos de policarbonato é um tipo de poliéster com características termoplásticas, ou seja, pode ser moldado quando aquecido e permite diversos tipos de acabamento, como jateamento, polimento, pintura, etc.
Essa versatilidade faz dos Toldos de policarbonato um produto muito popular na indústria, mas sua aplicação costuma ser limitada às telhas, em formato de calha (como as tradicionais de cerâmica) ou em chapas onduladas e planas, utilizadas na cobertura de jardins, varandas, etc.
Para pensar os Toldos de policarbonato ‘fora da caixa’, reunimos 4 formatos originais do material. Confira:
Toldos de policarbonato Compactos
Cores, acabamentos e espessuras. Os policarbonatos compactos são muito diversos e ainda podem ser protegidos contra raios UV.
A estrutura do material é maciça, o que permite bom ganho acústico, transparência e resistência sem perder a flexibilidade. As propriedades químicas dos policarbonatos compactos também permitem que eles sejam moldados a frio, ajustando-se a diversas situações de projeto.
Toldos de policarbonato Alveolares
Os mais isolante de todos, os policarbonatos alveolares são cheios de cavidades internas, que também garantem mais leveza e translucidez. Assim como o compacto, este tipo de policarbonato pode ser curvado a frio.
São muitas aplicações: coberturas, fechamentos verticais, sheds, divisórias e painéis de comunicação visual.
Como a passagem de luz é controlada, os policarbonatos alveolares também são uma ótima solução para divisões de ambientes.
Toldos de policarbonato Alveolares Clicados
São muito parecidos com o tipo alveolar, mas conformam painéis mais rígidos e resistentes, ideais para fachadas. Além disso, os policarbonatos alveolares clicados dispensam montantes de emenda aparentes, porque possuem um sistema de guias de alumínio próprio, que permite uma fixação interna entre placas.
Toldos de policarbonato Prismáticos
Por fim, os Toldos de policarbonato prismáticos possuem textura prismática de um lado e uma superfície lisa do outro, protegida contra intempéries e raios UV.
O nome ‘prisma’ não é por acaso. A superfície se comporta como um eficiente difusor de luz, ideal para aplicação em aberturas de tetos, como na foto.